Lucra Corretora Integra da Noticia

Data: 19/09/2012 Hora: 17h53
Postado por: Theo Krahn
Título: CBOT: Soja fecha com forte alta depois da volta dos compradores ao mercado


Notícia: A soja fechou o dia com altas de quase 30 pontos na Bolsa de Chicago nesta quarta-feira (19). Depois das expressivas baixas registradas nas duas primeiras sess�es desta semana, quando a soja chegou a bater no limite de queda, o mercado agora tentou buscar uma recupera��o t�cnica.


As realiza��es de lucros em fun��o de uma press�o sazonal por conta do avan�o da colheita nos Estados Unidos e das fortes altas dos �ltimos dias foram bastante intensas e agora, segundo explicaram analistas, os investidores tentar se reestabelecer.


Paralelamente, as baixas das �ltimas sess�es acabaram tornando os pre�os da soja mais atrativos, incentivando a demanda e atraindo os investidores para a ponta compradora do mercado, atuando como fator de alta para os pre�os da oleaginosa.


"Os mercados tentam estabelecer um piso ap�s grande realiza��o de lucros por parte de fundos de investimento. Realiza��o foi puramente t�cnica, impulsionada por press�o normal e sazonal nos pre�os devido � entrade de safra nos EUA", explicou Pedro Dejneka, analista de mercado da PHDerivativos, direto de Chicago.


Segundo ele, s�o momentos como estes que exigem bastante cautela e a necessidade de se observar o quadro geral do mercado, e n�o movimentos di�rios, para que dessa forma n�o se perca a no��o da real situa��o do mercado.


Dejneka diz ainda que a tend�ncia de alta n�o acabou, uma vez que o mercado ainda tem pela frente a tarefa de racionar os pre�os e a demanda. "Apenas a velocidade das altas n�o ser� a mesma de quando o mercado foi pego por surpresa pela seca nos EUA. O mercado ir� precisar de outra "ajuda" ou "lenha na fogueira" para sustentar novas altas, ou seja, novidades sobre a demanda".


O cen�rio � marcado pela espera. O analista afirma que, at� que a demanda reapare�a e que as safras estejam entra 40 e 50% colhidas nos Estados Unidos, o mercado dever� estar preso a patamares, sendo comprado nas baixas e vendido nas tentativas de recupera��o. "Ainda vejo novas m�ximas para a soja este ano, talvez at� em Outubro, dependendo do ritmo de exporta��o dos EUA", enfatiza.


Pedro Dejneka refor�a ainda que o atual momento � de paci�ncia e de foco no quadro geral, que ainda � altista. "N�o nos deixemos enganar por not�cias de diminui��o de demanda, China desovando reservas, etc.Como j� falei antes: a China desova estoques pois v� uma oportunidade de deixar a sazonalidade de press�o de pre�os na safra EUA cuidar de oferecer melhores pre�os para suas importa��es. Eles desovam o pouco que tem estrategicamente, enquanto o mercado opera em baixa e a m�dia fala em diminui��o de importa��es por parte da China. A desova de estoques permite o governo chin�s evitar infla��o interna enquanto aguarda melhores pre�os nos EUA. A China retornar� ao mercado logo, esta recente baixa � uma enorme "deixa" do mercado para quem precisa de soja", completa.


O milho tamb�m encerrou o dia com boas altas depois do recuo dos �ltimos dias. Os futuros do cereal negociados na CBOT foram estimulados pelo bom desempenho da soja e tamb�m por compras especulativas que conferiram sustenta��o ao mercado.


Al�m disso, o quadro fundamental tamb�m � positivo para o milho, fato que continua como foco dos investidores. Entretanto, para que sustente novas e firmes altas, os investidores precisar�o contar com informa��es de uma demana inesperada pelo mercado.


Seguindo o dia positivo da soja e do milho, o trigo tamb�m fechou a quarta-feira em alta, com ganhos de dois d�gitos. A preocupa��o com a oferta do gr�o ainda existe j� que importantes pa�ses produtores v�m sofrendo com condi��es clim�ticas adversas e isso ainda impulsiona os pre�os.
Fonte: Noticias Agricolas


Voltar